Dicas Como Localizar Vazamento em Apartamentos

Tempo de leitura: 6 minutos

DICAS DE COMO IDENTIFICAR VAZAMENTOS EM APARTAMENTOS

Ter problemas com vazamentos em apartamentos é algo comum. Com o tempo, o encanamento vai ficando mais antigo e com a pressão da água, pode aparecer pequenas fissuras, que aumentam de tamanho e começam a criar grandes vazamentos que demoram para chegar numa situação crítica, muitas vezes só percebida quando a conta de água chega alta ou infiltrações começam aparecer.

DICAS DE COMO IDENTIFICAR VAZAMENTOS EM APARTAMENTOS

Não tem jeito, ao menor sinal de vazamentos, eles devem ser resolvidos logo para que os problemas não fiquem ainda maiores.

Mas em residências, as vezes é fácil de resolver, e quando o problema é num apartamento ou prédio todo? Como proceder? Neste artigo, veja algumas dicas de como identificar vazamentos em apartamentos e como resolver infiltrações em prédios.

OS PROBLEMAS DE UM VAZAMENTO DE ÁGUA

OS PROBLEMAS DE UM VAZAMENTO DE ÁGUA

Um vazamento de água vai muito além dos prejuízos com uma conta mais alta. Vazamentos são hoje, os maiores vilões do desperdício de água nas grandes cidades e além da conta mais cara, existe a questão do meio ambiente, onde o desperdício de um recurso natural tão importante como a água, deve ser evitado.

Pesquisas apontam que uma torneira com um pequeno vazamento, onde fica gotejando diariamente, pode desperdiçar de 40 até 60 litros de água, chegando a mais de 4 mil litros, quando a perda é de um fio de água contínua.

Além disso, vazamentos comprometem estruturas, enfraquecendo paredes e deteriorando pinturas, papel de parede e causando mofo, umidade que pode aumentar e causar problemas respiratórios sérios para saúde.

O vazamento causa infiltrações que com o tempo vão aumentando e trazendo mais problemas a longo prazo para a casa e seus moradores, mostrando a necessidade de uma solução rápida em prol da saúde e da natureza.

VAZAMENTOS EM APARTAMENTOS

VAZAMENTOS EM APARTAMENTOS

Os vazamentos em apartamentos são problemas que podem ser em um local ou apartamento específico e também em outros imóveis e até no prédio inteiro, dependendo do tipo de problema e o tempo que ele acontece.

Em apartamentos, é preciso identificar onde está acontecendo o vazamento, para então saber como agir. Por ser um local geralmente menor que uma casa, apartamentos são relativamente mais fáceis de perceber vazamentos.

Quando vazamentos acontecem na cozinha e lavanderia, geralmente são lado a lado e coligadas como os banheiros, que muitas vezes possuem encanamentos próximos, ou seja, um banheiro divide a parede com o outro da suíte, por exemplo.

Nesses casos, é mais fácil identificar onde está um possível vazamento, quebrar e consertar. Mas às vezes temos que seguir sinais que dizem onde está o problema.

Infiltrações que formam mofo, geralmente começam com paredes molhadas e pisos manchados e se soltando.

Outra observação importante para saber quando pode estar havendo vazamentos, são trepidações em canos nas paredes que balançam torneiras por conta da pressão da água, e sons estranhos nas paredes e em seguida infiltrações.

Pequenos vazamentos internos como fissuras em canos, também podem causar problemas, pois por serem menores, são mais difíceis de serem percebidos e podem demorar para começar a dar sinais.

Pingos em tetos, mostram que o apartamento de cima pode ter vazamentos ou em cantos de parede, sendo um sinal de um problema compartilhado com o vizinho do lado, e nesse caso é preciso muito diálogo para chegar numa solução.

VAZAMENTOS ENTRE APARTAMENTOS. QUEM PAGA A CONTA?

VAZAMENTOS ENTRE APARTAMENTOS. QUEM PAGA A CONTA?

Quando o vazamento em apartamento acontece em um apartamento e também é percebido em outro abaixo ou do lado, é preciso entrar em contato com o vizinho para chegar a uma resolução.

Veja Também: Infiltração em apartamentos alugados: quem paga o pato?

Um dos grandes problemas nessa situação é quem paga a conta do conserto do vazamento. Antes de responder a essa questão, é preciso entender como é o sistema hidráulico de prédios residenciais, que são bem diferentes de casas comuns.

Em prédios, existem dois tipos de encanamentos: os horizontais e os verticais.

Os encanamentos verticais se encontram nas colunas e algumas paredes, enquanto os horizontais estão localizados no teto e solo e são conhecidos como ramais.

O encanamento vertical é que distribui a água para todos os apartamentos, enquanto o horizontal é que conduz essa água para cada apartamento.

Sendo assim, o encanamento horizontal é de responsabilidade de cada apartamento, enquanto o vertical é responsabilidade de todo o prédio, ou seja, caso exista um vazamento em um tubulação vertical, os moradores devem entrar em comum acordo da manutenção necessária.

Normalmente, o encanamento vertical já está designado para passar por reparos e vistorias periodicamente e seus custos calculados no valor do condomínio mensal.

No caso da tubulação horizontal não tem jeito, aí é um problema que o morador deve resolver, inclusive pagando pelo conserto de possíveis danos ao apartamento vizinho, já que muitas dessas tubulações passam pelo piso e podem comprometer a casa debaixo ou a parede do apartamento ao lado.

Outro ponto importante a ser verificado, é quanto ao relógio de água ser sempre separado por morador, pois dessa forma cada um pagará seu próprio consumo e nos casos de vazamentos, até ser mais fácil para identificá-lo, por conta de uma abrupta alta na fatura.

VAZAMENTOS FÁCEIS DE RESOLVER

VAZAMENTOS FÁCEIS DE RESOLVER

Quando o vazamento é local, ou seja, dentro do apartamento do morador e restrito a ele, é mais fácil de resolver e quanto antes for sanado, melhor para não piorar e passar para outros imóveis.

Vazamentos pequenos como o registro do chuveiro e de torneiras que espanou, podem ser resolvidos facilmente pelo próprio morador, trocando o reparo que pode ser comprado em qualquer loja de materiais de construção.

Sifão da pia da cozinha, banheiros ou lavanderia que esteja vazando, também pode ser resolvido ao ser trocado completamente.

Basta fechar o registro, trocá-lo e religar a água. Todas essas ações podem ser feitas pelo próprio morador, bastando identificar o problema, a simplicidade e comprando os acessórios para a sua correção.

CAÇA VAZAMENTO EM APARTAMENTOS

CAÇA VAZAMENTO EM APARTAMENTOS

Em casos mais sérios de vazamento, quando não é possível resolver sozinho e não é um problema predial, mas sim local, solicite a ajuda de uma empresa especializada em Caça Vazamentos.

Empresas de Caça Vazamentos, identificam onde estão os pontos de vazamento de água e esgoto com equipamentos modernos e eficientes, além de serem qualificados para resolver o problema sem muita quebra-quebra, oferecendo maior comodidade para você e sua família, além de um orçamento que cabe no seu bolso.

O post Dicas Como Localizar Vazamento em Apartamentos apareceu primeiro em REI CAÇA VAZAMENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *